•

Sedec-RJ promove workshop sobre projeto de Gestão Integrada de Riscos de Desastres

Atividade contou com o apoio da UFRJ e a participação de agências atuantes

A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) realizou, no dia 22 de março, o I Workshop sobre o Projeto Estadual de Gestão Integrada de Riscos de Desastres (PEGIRD). O evento contou com apoio da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). As atividades aconteceram na sede do Centro de Tecnologia da faculdade.

O objetivo é a integração das agências atuantes em ações de gestão de riscos e a promoção do engajamento e do parecer dos envolvidos na preparação dos municípios.

- Durante o workshop, foi utilizada a metodologia de dinâmicas de grupo. Foram elaborados relatórios contendo informações como diagnóstico, resposta, continuidade e compromisso no que diz respeito às cidades e aos órgãos envolvidos nas ações – disse o diretor do Cemaden-RJ,  tenente-coronel Werner.

Uma equipe da UFRJ elaborou um parecer final, contendo as contribuições dos participantes sobre as tarefas realizadas, visando à organização dos próximos passos no PEGIRD.

Participaram do evento os seguintes órgãos: Câmara Metropolitana, Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), Departamento de Recursos Minerais (DRM), Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e Secretaria de Estado de Obras (Seobras).